13 de janeiro de 2013

Vajravirasana

Postura do Herói Invencível

de Flavia Venturoli Miranda
janeiro/2013
vajra  – raio, diamante
vira
– herói
vajravira
– herói invencível, epíteto de Mahakala
Vajravirasana é uma variação da vajrasana em que os artelhos ficam revirados. Desse modo ocorre o alongamento da musculatura da sola dos pés, comumente atrofiada pelo uso de sapatos e saltos.  Saiba mais sobre a vajrasana.

Vajravira é outro nome para Mahakala, o Grande Tempo. Mahakala é Shiva que é autogerado, contudo às vezes também é dito que Vajravira é filho de Shiva com Parvati. O tempo, kala, é feroz e invencível, é o grande transformador do mundo, por isso o herói invencível.
Vajravira - Kahakala - Shiva
No budismo vajrayana, há 5 Jina (vitorioso) Buddhas que são as qualidades do corpo do dharma (dharmakaya). Vajravira Mahakala é uma manifestação irada do Jina Buddha Akshobhya. Sua raiva é compassiva, pois é dirigida aos obstáculos que atrapalham o yogi no caminho da iluminação, por isso ele é o Buddha da proteção e da sabedoria. Akshobhya, o Imperturbável, é o Buddha que transmuta agressividade em sabedoria.
Vajravira Mahakala Buddha
Assim temos tanto na visão hinduísta como na budista, vajravira (herói invencível) como o furioso tempo transformador, protetor e sábio. Analogicamente neste asana, a tenacidade feroz transforma o praticante, traz a proteção da benevolência (shiva) e a imperturbabilidade (akshobhya) que leva a sabedoria.

Fonte:
Boletim da IYTA maio/jun 2000 - Rshi Ashtanga YogaParamparya