11 de janeiro de 2013

Supta Vajrasana


Postura do Raio ou do Diamante Deitado

de Flavia Venturoli de Miranda
janeiro/2013
supta  - deitado
vajra – raio, diamante
Popularmente chamada de sonho diamantino, é o vajrasana deitado. Esta postura é difícil para quem não tem prática devido ao alongamento da coxa, mas pode ser alcançada gradualmente. Sentar-se em vajrasana. Cuidadosamente apoiar as mãos atrás dos pés, depois apoiar os cotovelos e por fim deitar-se. Ao deitar-se em vajra a nuca toca o chão, as coxas são intensamente alongadas e as costas fazem um arco, estendendo a coluna, o tórax abre-se.

A prática do suptavajrasana é muito boa para tirar o “molde de cadeira do corpo” que é adquirido por ficar horas a fio sentado: trabalhando, dirigindo, descansando. Sentado, os músculos enfraquecem e se encurtam devido à flexão do quadril, por isso esse asana compensa alongando. Outra indicação também é para quem endometriose ou cólicas menstruais, pois esses alongamentos pélvicos aliviam a congestão da região.

Variações

supta vajrasana
Com os braços esticados para trás; com os braços cruzados para trás servindo encosto para cabeça; com de as mãos em prece enfrente ao peito, mãos nas costas.

Há variações em que o topo da cabeça toca o chão, paryankasana, postura do leito.

Outras variações são posição das pernas, em virasana, chama-se suptavirasana.
supta virasana
 Ou ainda com os ainda com os pés virados para fora e braços cruzados como apoio da cabeça, chama-se utkatavajrasana.
utkata vajrasana
Fonte:
Boletim da IYTA maio/junho 2000 - Rshi Astanga Yoga Paramparya
IYENGAR, BKS. Luz do Yoga.  São Paulo: Editora. Pensamento - supta virasana